quarta-feira, 6 de outubro de 2010

uma pretensa historiadora

   Por esses dias me fizeram o seguinte questionamento: Porque alguém estuda História? A primeira coisa que me veio a cabeça foi: Porque é FASCINANTE! 
   Poder mergulhar na colcha de retalhos que é o passado e construir a minha própria narrativa histórica, aqui eu poderia fazer uma digressão sobre a discussão História X Literatura mas a deixo para outro momento. Como uma pretensa historiadora ainda tenho muito que estudar e escrever, ler e escrever, me debruçar sobre as fontes e escrever e como disse Caio F. Abreu, "Nunca pertenci àquele tipo histérico de escritor que rasga e joga fora. Ao contrário, guardo sempre as várias versões de um texto, da frase em guardanapo de bar à impressão no computador. Será falta de rigor? Pouco me importa." Afinal, o trabalho de um historiador é árduo, não existe nada pronto, existiu sim um fato e cabe a mim questiona-lo.
   E como disse Lucien Febvre, "Para fazer história, virai decididamente as costas ao passado e vivei primeiro" Poder entender que a sociedade é permeada de construções culturais e históricas, perceber as transformações físicas de uma cidade, analisar a construção dos discurssos dos nossos políticos, adentrar e remexer ana memória do indivíduo, enfim tudo isso é fascinante!!! 
   Em especial tenho uma paixão pelas cidades:


"Cidades sonhadas, desejadas, temidas, odiadas; 
cidades inalcançáveis ou terrivelmente reais,
mas que possuem essa força do imaginário de qualificar o mundo...
...Que mais poderia desejar um historiador?"

Quem sabe um dia eu consigo explicar melhor que paixão é essa pelo mundo da História. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário